quarta-feira, 3 de novembro de 2010

M-O-D-A

 ''Moda'' na minha cabeça.... vem de ''modo''. Modo de agir, modo de se vestir, modo de se expressar, modo de se manifestar. E pra quem me conhece - e não precisa ser há muito tempo - sabe que valorizo muito esta vertente. A moda, a manifestação. Não a tendência, não o que ESTÁ SENDO usado. Mas o clássico, o que se encaixa, o que combina... o que expressa sua personalidade no que você usa/veste/cria...

Li este trecho do livro de Denise Pollini e para aqueles que se interessam pelo assunto, cabe ler! ;)

''Se a moda significa mudanças, o que causa essas mudanças?
O que leva as pessoas a gastarem tempo, e PRINCIPALMENTE dinheiro, aplicando-os em uma peça de roupa que vai se tornar, logo logo, ‘’FORA’’ de moda?
Um dos elementos apontados por pesquisadores da História da Moda como causador destas mudanças é a competição social.(...)
Ao redor da idéia de competição social, formou-se a teoria que afirma que o elemento gerador das constantes mudanças na moda é o desejo de IMITAÇÃO movido pela busca de DISTINÇÃO social.(...)

Só podemos pensar em moda em tempos muito recentes.
É a partir do século XIX que podemos falar de moda como a conhecemos HOJE.
Para começar, pense em sua própria existência com elementos!
Em seu guarda-roupa: Você consegue datar, fazer uma linha cronológica das roupas existentes nele? Como você determina qual roupa tem a ‘cara’ mais antiga e qual é a mais recente?
Se você conseguiu organizá-lo desta maneira, significa que você notou as mudanças estéticas que ocorrem nas roupas com o passar do tempo.
Portanto, o conceito de moda ocidental implica em uma TRANSFORMAÇÃO periódica das linhas, dos estilos das roupas, o que se institui plenamente no século XIX.
(...)
A moda está muito mais relacionada a um conjunto de fatores, a um sistema de funcionamento social, do que especificamente às roupas... que são apenas a ponta do iceberg!''

Denise Pollini, em seu livro ‘’Breve História da Moda’’



J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário