O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em costumes, mantôs, xales, saias, vestidos e na década de 60 também passou a ser usado em calças femininas...Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.
Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã para diferentes ocasiões – celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar.
Foi Madeimosele Coco Chanel que trouxe para o guarda roupa feminino, roupas elegantes e confortáveis no padrão tartã. Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais.
Fonte: Fashion Bubbles, História da Moda.
Eu, particularmente, AMO DE PAIXÃO o xadrez. Principalmente nas camisas ... tanto pra garotos ou para garotas! Saias, tênis, shorts, bolsas... Xadrez é peça fundamental! hehe
Um PS. sobre esse colar imitando um óculos: lindoooooooo demais! Super original! Quem quiser me dar, ou fabricar...ou me indicar onde vende... aceito! hahahaha
J.



Nenhum comentário:
Postar um comentário